29 de set. de 2010

Brasileiros a cada quatro anos

Ao sair pelas ruas, veem-se nossa bandeira por todos os lados. Elas estão tomadas pela decoração verde e amarela. As lojas têm as vitrines decoradas pelas mesmas cores.Carros carregam bandeiras apoiadas em suas janelas e até mesmo as unhas das mulheres estão estampadas com a bandeira brasileira. O fato é que isso só acontece de quatro em quatro anos: na copa do mundo. Época em que a grande maioria dos brasileiros desperta o orgulho pela sua pátria por um único motivo: o futebol.
Muitos dos tais brasileiros não sabem se quer entoar o hino nacional, não respeitam sua própria cultura, fazem chacotas dos representantes que eles mesmos escolheram, não conseguem gostar das coisas boas que existem no nosso país, tampouco ter orgulho delas ou ficar satisfeito com a realidade da sua pátria destacando o que há de positivo nela mesmo sabendo que existem realidades bem piores que a nossa. Entretanto, a culpa também é nossa por não tentarmos mudar essa realidade; estamos cansados de tanta roubalheira, de tanto escândalo, violência e corrupção. Ficamos envergonhados pelos altos índices de analfabetismo, pelo pouco desenvolvimento científico e tecnológico, mas ao invés de tentarmos mudar tudo isso, para enfim podermos ter orgulho do povo que nós somos e formamamos, esperamos por tê-lo de quatro em quatro anos, comprando aparelhos de televisão com alta qualidade de imagem ou mesmo, esperando sentados no sofá à espera de que os jogadores de camisa verde e amarela marquem o gol decisivos e tragam pra casa  uma um título de campeão e daí subitamente surge o sentimento de patriotismo durante a copa do mundo, porque como dizem: "fora dela está difícil".
---





Acho que estou um pouco atrasada em falar sobre isso só agora, mas isso serve de reflexão pra a época de eleições.

17 comentários:

@marcosdevon disse...

me lembro até hoje de quando um muleque qualquer aí me "xingou muito no twitter" pq eu estava falando sobre esse falso patriotismo. É, eu considero isso como um falso patriotismo MESMO, seja na epoca da copa ou nas eleiçoes, que é quando todo mundo "mostra" (?) que é brasileiro. Tragico.

Bom post! (y'

Anônimo disse...

Falou bem: brasileiros a cada quatro anos, mas não referente à eleição e sim ao futebol.
=/
Beijos!

Unknown disse...

Ah, isso é tão verdade.
(E não, eu não vou abandonar o blog rs.)

João Lenjob disse...

Concordo em gênero, número e grau. Parabéns!!! Adorei e aguardo a visita em meu blog, http://lenjob.blogspot.com

João Lenjob

Turbulencia
João Lenjob

Esta turbulencia há de passar
Mesmo que caia, caio também
Para não deixar que fique só
Só não rezo por você para que possa aprender
O que aprendi sem ter alguém
Sem pedir por pais ou Deus.

Prometo estar sempre com você
Olhando o azul do céu
E enchendo de algodão
Para ver se chove um pouco de amor
E paz no coração
Tocando a terra molhada com a mão
E fechando os olhos para sentir a suavidade das pétalas
E não a rispidez do dinheiro
Fazendo enxergar que tudo que planta cresce
E tudo que cresce cria raiz
Que não se quebra com atitudes
Que não gera ou permite o esquecimento
Que fere o peito e afeta a alma
Que não deixa a turbulencia passar.

Anônimo disse...

ÓTIMO POST!

Inha

Anônimo disse...

È verdade que eu sinceramente não tenho orgulho do futebol brasileiro. Pelo o que se tornou, hoje a copa-do-mundo pelo menos aqui no Barsil serve mais para alienar o povo, do que para desenvolvimento e entretenimento. As eleições estão ai, e o pensamento é se mexer e fazer a diferença, eu vou votar e muito bem porque pesquisei, pensei e debati o assunto com muita gente, inclusive políticos.

Espero que essa cambada que vive falando que o Brasil não tem jeito, que os politícos não tem jeito (verdade), eles ficam sentados no sofá só reclamando sem se movimentar, na verdade quem não tem jeito são eles, eleitores imbecis. Desculpa FALEI!

(Voltei com o WTF?!, estava em uma epoca dificio, de mudanças e parei de postar, mas agora estou aos poucos voltando, vou criar uma cara nova para o WTF?! e continuar com minhas postagens impulsivas.)

Beijos

Ci Senhorita disse...

Seguindoo
=)

João Lenjob disse...

O Meu Samba
João Lenjob

O meu samba é pureza fina
É o meu olhar para uma menina
É a divina melancolia
É a forma que em mim irradia.

O meu samba é a riqueza pobre
Mãos da rua e instrumentos nobres
Sorriso pequeno e choro elegante
Papel tão adulto e caneta infante.

O meu samba é retrato de palmas
Sonho brando de evidente alma
Com brilho intenso e musa verdade
Da perda inspirada na vitalidade.

E pode acreditar, mas acabei de postar mais cinco poemas novinhos no blog. Beijos!!!

João Lenjob.

Ana Luísa disse...

Ei Anna
=]
Realmente falta patriotismo aos brasileiros, é uma questão de cultura que deveria ser modificada. Tudo bem que temos vergonha de muitas coisas, mas estamos longes de ser a pior nação do mundo, e as pessoas deviam sim dar mais valor.
Beijos!

Daniela Filipini disse...

Deveríamos ser brasileiros sempre, de janeiro a janeiro, por todos os anos.
Adorei o post! :)

Dally'z . disse...

concordo plenamente. eu msma faço isso. é díficil aceitar o fato de que a culpa é nossa, e nós nunca fazemos nada para mudar isto. pelo menos admito meu erro. mas tem muita gente que nem isso consegue fazer :s

Thais disse...

Ás vezes penso em tanta coisa que poderíamos mudar no país; principalmente a imagem dele, que tanto aqui dentro quanto lá fora é péssima. Mas não adianta eu ser uma única revolucionária e partir sozinha nessa. Daí eu penso, quem viria comigo? Quem me daria apoio? É nessa hora que eu desisto e continuo sem fazer nada de bom pelo meu país.

Só espero estar fazendo a coisa certa nessas eleições. :/

Beijokas :*

H. disse...

Você esta totalmente certa. E acho que não esta atrasada não ao falar deste assunto, porque afinal, estes problemas não serão resolvidos de um dia para o outro.
=(


beijos;**

Thaís A. disse...

Pois é, o patriotismo fica só na hora da copa. hipocrisia.

João Lenjob disse...

Composição
João Lenjob

No samba do meu amor
E que sem você não vou compor
Sem foice e sem tristeza enfim
Pra enfeitar minha mesa farta
E assim vou renascer.

No samba do meu amor
Você é primavera e bela flor
Sem mágoa e mentira enfim
É a musa pra toda poesia
E assim vou renascer.

Vou renascer você
Renascer pra você
Vou viver e reviver
A história do meu amor
Que assim você provou.

Tavany Vieira :D disse...

Falou tudo e mais um pouco!


Que bom que gostou meu bem.
Volte sempre viu?


Beishuuus!

Ana Seerig disse...

O que dizer?
Apenas tenho que aplaudir esse teu belo texto.
Todos sabemos disso, mas por que nada muda? Eis a questão.

Postar um comentário