2 de set. de 2010

O que você vai ser quando você crescer ?

Saber o que eu vou ser quando crescer é uma coisa que me atormenta a anos. Todos os dias desde que eu me entendo por gente me fazem a mesma pergunta: "O que você vai ser quando você crescer ? " ou, "Você vai fazer medicina igual sua mãe?" Blá blá blá.
Nos últimos meses, mais do que nunca essa pergunta tem me atormentado loucamente. A necessidade de escolher o que fazer da minha vida, a que direcionar meus estudos, andou me atormentando muito. Eu nem sei direito o que eu fiz ontem quanto mais o que afinal eu quero fazer pra o resto da vida. Do que eu vou me sustentar e todas aquelas coisas.
Sinceramente durante um bom tempo a resposta que gritava na minha cabeça é : Quando eu crescer eu vou ser grande ué! Mas eu sabia que aquela era uma pergunta séria e que eu realmente tinha que escolher.
Me lembro que quando eu era pequena eu amava tanto minha professora do jardim de infância que eu queria ser professora que nem ela. Algum tempo depois descobri minha falta de talento para explicar qualquer coisa que seja. Já quis ser de tudo, Pediatra, Oftalmologista, Fisioterapeuta, Arquiteta, corretora de imóveis, Designer, escritora e até pilota de avião(?).
No entanto, minhas atuais dúvidas ficavam entre fisioterapia, medicina ou Design.
As inscrições para o vestibular da UFRN começaram em agosto, e minha mãe me atormentou diariamente: Falta um ano pra você fazer vestibular, você tem que resolver o que quer da vida.
Atormentada, consegui finalmente marcar meu teste vocacional no Call (isolado de português, literatura e redação), aproveitei o feriado do dia do estudante e fui. Chegando lá a Psicóloga me deu inúmeros papéis pra mim marcar as coisas que eu mais gostava e um pra fazer desenhos. E no fim, o resultado estava agendado para receber no dia 25/08, lá estava eu, extremamente ansiosa fiz um desses testes vocacionais OnLine e fiquei desesperada quando deu pra eu fazer música e artes plásticas.Quase tive um treco na frente do computador, chegando lá, a psicóloga olhou pra mim e pra a minha mãe que tinha ido comigo e falou :
-Vocês são almas gêmeas!
Eu:
-Como assim? Vocês nem se conhecem!
Ela: Mas dá pra ver!
Resumindo... Ela começou a falar tudo o que tinha descoberto ao meu respeito falou que eu sou uma pessoa que se dá bem com todo mundo, que ama conversar, que sabe se expressar, mas que meu poder de persuasão não é muito bom, falou que eu sou muito objetiva, anciosa, que eu me dôo de mais para as pessoas e depois acabo me prejudicando... Falou que se a matemática deixasse de existir eu seria a mulher mais feliz do mundo, e Sinceramente, seria mesmo.Falou que o maior castigo que poderiam me dar seria me colocar pra meditar no alto de um monte no tibete, num local altamente silencioso porque eu não ia aguentar! Falou também que eu me dou muuito bem com tudo o que esteja relacionado a arte, a musica, beleza, moda. Que eu amo Biologia, e que pra eu ser uma pessoa completa eu preciso fazer alguma coisa que a Biologia, a convivencia com gente esteja relacionada ai me mostrou alguns gráficos ai ela dividiu tudo em dois blocos ai no primeiro grupo tinha: Artes plásticas, Musica , Medicina estética, Odonto, fisioterapia e psicologia. No segundo: direito, publicidade, jornalismo... não lembro mais o resto.Em fim, ai ela falou :
- Mas a profissão que lhe faria uma pessoa realmente mais completa seria sem dúvida Medicina Estética.
Estou resolvida. Vou fazer medicina, nem que eu só passe no meu sexto vestibular. Afinal, tenho que recuperar todas as inutilidades que eu não aprendi no primeiro ano, e as do começo do segundo.
E nem vai dá pra eu ser grande, só tenho 1,59m :T

10 comentários:

Margarida disse...

ho, obrigada minha querida ^^

Unknown disse...

HAHA Adorei o texto. Eu era exatamente como você (e ainda vacilo de vez em quando), mas agora estou decidido à fazer jornalismo mesmo. Boa sorte com medicina. (Vê se estuda, menina! rs.)

Sério que eu lembro aquele garoto mesmo? oO

Ana Luísa disse...

Ei Anninha!
Que legal teu teste!
E que bom que finalmente resolveu o que quer!
E boa sorte no vestibular, claro. Duvido que demore 6 anos!
Beijoss!

Ana Luísa disse...

Ei Anninha!
Que legal teu teste!
E que bom que finalmente resolveu o que quer!
E boa sorte no vestibular, claro. Duvido que demore 6 anos!
Beijoss!

Vítor Teixeira disse...

OMG! Que texto incrivel. Passo exatamente o que você passou (ou passa, sei lá). Só sei de algo: Se eu n gostar, eu caio fora. Eu não vou viver aquilo pra vida inteira...

Tavany Vieira :D disse...

Obg flor *-*
nossa, tantos blogs, que nem sabia em qual comentar haha *-* vou passar nos outros depois tbm, esse aqui é uma graça, muito lindo!

Volte lá sempre que quiser viu? Super bem vinda.

Beeishuu's
:*

Anna Vitória disse...

Acho que essa questão atormenta todo mundo nessa fase, Anna, eu mesma já sofri, e ainda sofro um pouco com isso. A vida inteira eu fui convicta de que queria Medicina, e nem sei bem de onde tirei isso, se for parar pra pensar. Mas hoje tenho certeza que meu caso com medicina é: adoraria fazer o curso, as especializações, tudo, mas não gostaria de ser médica.
Minha praia mesmo são as humanas e não tem como fugir disso.
Beijos

Anônimo disse...

Me identifiquei imensamente com esse cartum! Acho mesmo que depois de todas essas etapas e crises existenciais (colégio, vestibular, faculdade, ingressar no mercado de trabalho), vai ficar tudo bem depois que eu começar a ganhar meu próprio dinheiro e a morar sozinha, que vou ter tempo livre pra tudo o que quiser.
Beijos!

Nati Pereira disse...

Eu quero ser psicologa e além disso, feliz :D beijo

Kelly M. Carvalho disse...

E eu, com meus quase 25 anos, ainda me pergunto todos os dias o que eu vou ser quando crescer!!!

Postar um comentário